Homenagem

"Poucos pesquisadores possuem uma trajetória tão bonita quanto a dele", afirmam ex-colegas de professor João Kaminski

João Kaminski morreu na noite desta quarta-feira (21). Ele era professor aposentado do curso de Agronomia, do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde atuou por mais de 40 anos. Depois da sua aposentadoria na UFSM, além de permanecer como professor colaborador, também foi professor na Universidade Franciscana (UFN).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Nascido no dia 23 de junho, em Guarani das Missões, João completaria 81 anos nesta sexta. Ele era casado e pai de dois filhos.


Quem relembra a velha amizade com o professor é o também agrônomo James Pizarro. Ele conta que conheceu João em janeiro de 1963 no prédio da Antiga Reitoria da UFSM, minutos antes de fazerem o vestibular. De lá para cá, nasceu uma amizade, que durou mais de meio século:


– Fomos colegas de aula na segunda turma de agrônomos da UFSM, que se formou em 10 de dezembro de 1966, da qual tive a honra de ser orador. Fomos contratados para a docência na UFSM no ano seguinte, 1967, onde convivemos até à aposentadoria. Eu na área de Zoologia, Fisiologia e Ecologia e ele na área de solos, fertilidade, análise de solos, etc...onde se tornou um brilhante "expert".


Fora do campus, a amizade prevalecia e ambos se reuniam até para jogar futsal. Conforme os anos passaram, Jaime viu João se apaixonar e decidir formar uma família; foi padrinho de casamento do amigo. 


Ele aproveita para relembrar que não perde somente um grande amigo, mas também um excelente profissional:


– A morte prematura do meu amigo é uma tristeza enorme, também no mundo da agronomia. Que Deus o tenha em seus braços e conforte a esposa, filhos e demais familiares.


Diversos ex-alunos e colegas de profissão foram às redes sociais prestar homenagens ao professor. São fotos, textos e relatos emocionados de muitas pessoas que tiveram João como "um mestre", guiando o percurso até a formação em Agronomia. Isso mostra a importância e o legado que ele deixará.


Quem também relembrou a importância de João foi Gustavo Brunetto, professor do Departamento de Solos, da UFSM. Eles se conheceram em 1997, quando João foi orientador do projeto de conclusão de curso de Gustavo, ainda na graduação. Além disso, também lhe orientou na iniciação científica e mestrado, enquanto no doutorado foi seu co-orientador.


– O Kaminski sempre fez tudo que fez com muita qualidade. Sempre dedicado aos alunos, estimulava o aprendizado de diversas formas. Tanto na pesquisa quanto na extensão, ele sempre foi muito atuante – reforça.


Mesmo com sua partida, o legado permanece. Gustavo reforça que João ensinou muitas pessoas e esse ensinamento está sendo repassado para outras gerações:


– São poucas as pessoas e poucas as profissões que você termina uma trajetória na terra, enquanto outros ficam aqui perpetuando seu conhecimento. Poucos pesquisadores possuem uma trajetória tão bonita quanto a do Kaminski.


A UFSM publicou uma nota de pesar lamentando o falecimento do professor:




Comunicamos com pesar o falecimento do professor João Kaminski, engenheiro agrônomo aposentado da UFSM, ocorrido no dia 21 de junho.  O Velório acontece no Crematório Santa Rita, sala A, com início às 8h e encerramento às 19h. O professor João Kaminski, após concluir o curso de Agronomia, iniciou a carreira docente na Universidade Federal de Santa Maria (RS) em 1967 e atuou durante mais de 40 anos no Departamento de Solos e como professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFSM. Concluiu seu mestrado na UFRGS e doutorado na USP/ESALQ. Atuou em inúmeros cargos de direção na instituição, sendo assessor do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Depois da sua aposentadoria na UFSM, além de permanecer como professor colaborador na UFSM, também foi professor na Universidade Franciscana em Santa Maria.

Ao longo da sua trajetória, como orientador, professor e pesquisador, realizou destacadas contribuições à Ciência do Solo, especialmente em temas relacionados à Química e Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Contaminação Ambiental. Orientou um grande número de alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e supervisionou Pós-Doutorandos. Participou e coordenou projetos em redes de pesquisa em nível regional e nacional. Esteve ativamente envolvido em ações do Núcleo Regional Sul da SBCS, da Rede de Laboratórios do RS e SC e em pesquisas com grupos internacionais. O seu destacado trabalho foi reconhecido em várias premiações e seus orientados estão presentes atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa.


Despedida

O velório de João Kaminski ocorreu ao longo da quinta (22) no Parque da Memória - Capela A do Crematório Santa Rita. No início da noite, ele foi cremado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Passeio de trem, Viva o Campus, arraiás e outras opções para curtir o final de semana Anterior

Passeio de trem, Viva o Campus, arraiás e outras opções para curtir o final de semana

Inscrições para o Castramóvel começa em julho; saiba quais documentos precisa levar para o cadastro Próximo

Inscrições para o Castramóvel começa em julho; saiba quais documentos precisa levar para o cadastro

Geral